Edições anteriores

  • v. 20 n. 19 (2023)

    Nesta edição, o direcionamento interdisciplinar da Reverte fica evidente ao trazer a discussão do pós-covid nos contextos educacionais, da micro e pequena empresa e nas relações internacionais. Outras pesquisas teóricas e aplicadas contemplam a implementação de protocolos e indicadores como ferramentas de gestão estratégica empresariais. Ainda na esfera das ciências sociais, a temática dos impactos da biosfera perpassa os refugiados ambientais, a sustentabilidade de um município e o comprometimento contratual de produtos e serviços de TI - Tecnologia da Informação. Enveredando-se no âmbito da TI, os autores trazem à luz a incorporação de tecnologia inteligente e conectada na indústria, no agronegócio e na gestão empresarial.

     

  • v. 19 n. 18 (2020)

    Nesta edição, considerando nossa vocação interdisciplinar, a Reverte traz produções de três áreas do conhecimento: ciências computacionais; sociologia da educação; e linguagens e códigos. Assim, nas páginas a seguir, nossos colaboradores alimentam-nos com estudos e pesquisas, teóricos e aplicados, que contemplam temas como: educação técnica e classes descentralizadas; metodologias ativas no ensino superior; aplicativos para divulgação cultural; aplicações de Big data; língua estrangeria e carreira militar.

  • v. 17 n. 17 (2019)

    Nesta edição, nosso periódico prestigia as produções daqueles que representam a razão do trabalho docente, nossos alunos. Para isso, traz um registro das práticas de Iniciação Científica que vêm sendo desenvolvidas nos diversos cursos da Faculdade de Tecnologia de Indaiatuba – Fatec. Assim, figuram neste número investigações que contemplam estudos sobre competências transversais; logística e modais inovadores; formação superior e empregabilidade; aplicações de Big Data no contexto educacional; e aplicações voltadas para a rentabilidade.

  • v. 16 n. 16 (2018)

    Atenta à sua vocação interdisciplinar, nesta edição o periódico contempla temas das mais diversas áreas, como a relação tecnologia e trabalho; o tratamento de resíduos sólidos em aeroportos; aplicações tecnológicas para permuta de objetos; redes sociais e a comunicação mercadológica; modelagem de sistema de serviço; Aprendizagem Baseada em Problemas dentre outros.

  • v. 15 n. 15 (2017)

    A REVERTE - Revista de Estudos e Reflexões Tecnológicas da FATEC Indaiatuba apresenta a sua 15º Edição ao público, mais uma vez com a lucidez e o rigor científico que lhe é peculiar, dando atenção especial as vicissitudes que mais releva no decisório das instituições locais.
    Esta edição da REVERTE oferece oito artigos. O trabalho de Jimi Togni, Maria das Graças Tomazela e Aldo Pontes, cujo título é Análise de ferramentas antimalware em ambiente de simulação para testes de proteção e detecção de botnets, assume o objetivo de explicitar as ferramentas antimalware disponíveis no mercado para o usuário final, gratuitas ou não...

  • v. 14 n. 14 (2016)

    A REVERTE - Revista de Estudos e Reflexões Tecnológicas da FATEC Indaiatuba oferece ao público a sua 14º edição que contempla discussões sobre temas essenciais de natureza multidisciplinar e alinhados com a contemporaneidade do pensar sobre as inovações tecnológicas.
    Está edição da REVERTE está dividida em duas partes. A primeira seção mostra a discussão de conteúdos que envolve desde o uso do instrumental tecnológico para abordagens analíticas de ambientes de negócios até o trato sobre a aplicabilidade das tecnologias de informação e comunicação para efeitos positivos nas relações sociais e humanas. Na segunda parte, a discussão sobre os pensares acadêmicos e científicos que se servem a educação tecnológica.

  • v. 13 n. 13 (2015)

    Na atualidade, as instituições e os indivíduos estão se valendo das potencialidades das tecnologias de informação e de comunicação para as suas inserções sociais e profissionais. Este é um contexto no qual o comportamento individual se relaciona fortemente com as fronteiras tecnológicas.
    A 13º edição da REVERTE – Revista de Estudos e Reflexões Tecnológicas oferece ao seu público olhares científicos sobre alguns fenômenos que se manifestam em torno das relações entre os sistemas de pessoas e os novos paradigmas tecnológicos.

  • v. 12 n. 12 (2014)

    A REVERTE – Revista de Estudos e Reflexões Tecnológicas apresenta ao público a sua 12º edição. Desta vez, o leitor tem à sua disposição a inteligência científica sobre soluções inovativas e experiências educacionais que visam relações participantes com o ambiente corporativo.

  • v. 11 n. 11 (2013)

    A REVERTE – Revista de Estudos e Reflexões Tecnológicas da FATEC Indaiatuba oferece ao público a sua 11º edição. O conjunto dos artigos publicados exprime capacidade inovadora e compromisso com a complexidade organizada. Os leitores são contemplados por uma abstração teórica expoente, dialogada e, sobretudo, criativa, o que denota a compreensão editorial sobre a área do conhecimento científico a qual está filiada.

  • v. 10 n. 10 (2012)

    Nós ofertamos ao público a 10º edição da REVERTE – Revista de Estudos e Reflexões Tecnológicas da FATEC Indaiatuba. A cada edição renovamos o intuito do melhor, sempre coeso ao que o mundo contemporâneo nos impõe como desafio científico. Este compromisso do editorial da REVERTE se combina com a sua natureza de servir ao processo criativo do acadêmico vinculado as expectativas das empresas.
    Esta edição evidencia o compromisso com o criativo tecnológico, de bom gosto com os referenciais expoentes, aliado a competência reflexiva dos autores. Sem dúvida, o ponto mais forte é que os trabalhos assumem ensaios do metodológico que expressa à relação entre o ambiente das empresas e a problemática da inovação, compreendida em sentido amplo.

  • v. 9 n. 09 (2011)

    A Revista REVERTE - Revista de Estudos e Reflexões Tecnológicas da Faculdade de Indaiatuba-, em sua 9ª edição, reafirma-se como um veículo de divulgação dos saberes construídos, historicamente, na Ciência e na Tecnologia e da socialização desses saberes, com o objetivo de contribuir com suas aplicabilidades em resoluções de problemas, atividades tão requisitadas nos espaços destinados ao Ensino Profissional e Tecnológico.
    As reflexões aqui expostas representam um conjunto coeso de trabalhos, o qual contribui sobremaneira para que tanto esses saberes como suas aplicabilidades saltem aos olhos do leitor.

  • v. 8 n. 08 (2010)

    Fazer perguntas e buscar respostas é o movimento que impulsiona e sustenta a
    vida acadêmica. São os questionamentos que geram as pesquisas e oportunizam a
    produção de conhecimento. E é nesse processo que se constitui a REVERTE -
    Revista de Estudos e Reflexões Tecnológicas da Fatec Indaiatuba -, que, em sua 8ª
    edição, reafirma-se como um veículo de divulgação e, portanto, de socialização de
    conhecimento.
    Se compreendermos “tecnologia” como “conhecimento aplicado à resolução de
    problemas”, compreenderemos também que existe uma imbricada e necessária
    relação entre os estudos teóricos e a sua aplicação. É no espaço da aplicação que a
    desejada relação entre o ambiente acadêmico e a sociedade se faz presente, pois o
    foco está em adaptar o desenvolvimento humano e tecnológico às demandas sociais.
    Certamente, os trabalhos publicados nesta edição da REVERTE contribuem de
    maneira significativa para esse processo. Apresentá-los, o que será feito na
    sequência, é uma responsabilidade acompanhada de muita satisfação.

  • v. 7 n. 07 (2009)

    A Reverte – Revista de Estudos e Reflexões Tecnológicas da Fatec Indaiatuba chega a
    sua sétima edição honrando o compromisso assumido com a comunidade acadêmica de
    constituir-se enquanto um veículo de divulgação e socialização de saberes, produzidos nos
    espaços da academia, que contemplem estudos e reflexões referentes ao encontro e ao diálogo
    da tecnologia com as mais diversas áreas do conhecimento.
    Dessa forma, a cada edição, a Reverte contribui para o enfrentamento dos reptos que
    emergem do cotidiano de uma sociedade em que a compreensão e o domínio da ciência e da
    tecnologia tornou-se instrumento de inclusão e exclusão social.
    No que tange à educação e à formação profissional, o periódico representa um rico
    instrumento para a construção de conhecimentos indispensáveis no auxílio à inserção no
    mercado de trabalho e ao exercício da cidadania.