ENTRE POSSIBILIDADES E RESISTÊNCIAS

A Percepção de Docentes sobre a Inteligência Artificial no Ensino Superior

Autores

Palavras-chave:

Inteligência Artificial, Ambiente Acadêmico, Docentes

Resumo

A presente pesquisa teve como principal objetivo compreender as percepções e experiências dos docentes da Universidade Federal do Piauí em relação à utilização da inteligência artificial no ambiente acadêmico. A pesquisa contou com uma abordagem qualitativa, de natureza descritiva, através do método de entrevista. Os sujeitos da pesquisa compõem um grupo de cinco (05) indivíduos docentes de diferentes cursos da Universidade Federal do Piauí. Os dados analisados, evidenciaram o que os participantes consideram em relação a aplicação da inteligência artificial no ambiente acadêmico. Além disso, também são relatadas as opiniões dos participantes em relação aos possíveis benefícios e desafios dela no ensino. A pesquisa demonstra-se relevante por contribuir para um melhor conhecimento em relação do tema abordado, além de contribuir para possíveis futuros estudos sobre inteligência artificial no ensino. Temas relacionados a junção de ensino e tecnologia vem sendo algo crescente nos últimos anos, ganhando destaque principalmente pelo avanço da tecnologia, sendo, portanto, de extrema importância buscar opiniões de profissionais do ensino sobre a temática da convergência da IA e da educação e como isso pode se desenvolver de forma negativa ou positiva no futuro.

Biografia do Autor

Marco Aurélio Ferreira Lima, Universidade Federal do Piauí (UFPI)

Graduado em Administração, Universidade Federal do Piauí (UFPI). Floriano-PI, Brasil.

Dra. Cyjara Orsano Machado, Universidade Federal do Piauí (UFPI)

Doutorado em Administração, Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Docente da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Floriano-PI, Brasil

Dra. Juliana Carvalho de Sousa, Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)

Doutora em Administração (UNP). Docente da Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA). Mossoró-RN, Brasil.

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Publicado

11-05-2025

Edição

Seção

Artigos