IMPACTOS DA COVID-19 NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DA FACULDADE DE TECNOLOGIA DE INDAIATUBA
Palavras-chave:
educação, pandemia, ensino superiorResumo
Em 2019 apareceu um novo vírus que causa a doença Covid-19, detectado na China. O qual posteriormente a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou como uma pandemia, por representar uma Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional. Como recomendações para a saúde das pessoas, decretou-se o distanciamento social como forma de evitar contágio da população, assim sendo, a instituição de ensino se adaptou, trocando o ensino presencial pelo ensino a distância, com objetivo de manter a continuação dos estudos nas faculdades. Mas sabemos que na prática, são muitas as divergências que essa modalidade trouxe, a qualidade e excelência do conhecimento absorvido pelos graduandos foram afetados. Esse estudo teve como objetivo analisar o impacto da COVID-19 no processo de aprendizagem, o qual teve como objeto de estudo os alunos da FATEC de Indaiatuba, foi obervado que os impactos da pandemia estão hipoteticamente relacionados ao perfil socioeconômico e acadêmico, as condições de saúde física e mental e a experiência educacional do ensino remoto, fatores os quais interferem no processo de aprendizagem dos alunos.
Referências
ALMEIDA, Vasni- História da educação e método de aprendizagem em ensino de história /Almeida Vasni/ org. – Palmas/TO: EDUFT, 2018. 391 p.:il . Color ISBN: 978-85-60487-47-9 Palmas/TO -Dados Internacionais de Catalogação na Publicação (CIP) Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal do Tocantins – SISBIB/UFT
ANDRADE, Maria Margarida de. Introdução a metodologia do trabalho cientifico: elaboração trabalho de graduação. 10 ª ed. São Paulo: atlas, 2010.
BORBA, PATRICIA LEME DE OLIVEIRA et al. Desafios ‘práticos e reflexivos’ para os cursos de graduação em terapia ocupacional em tempos de pandemia. SciELO Preprints, 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/SciELOPreprints.790. Disponível em: https://preprints.scielo.org/index.php/scielo/preprint/view/790. Acesso em: 16 maio. 2022.
CINTRA, SILVIA BELTRAME; GASQUEZ, A.B; CAROLO P. A. L . Centro paula souza em tempos de pandemia: relato de experiência. Revista Humanidades e Inovação v.8, n.62. ISSN: 2358-8322 / https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/issue/view/137
COSTA; Neto, Antônio Pereira de Araújo; DOS SANTOS, Thalita Alves. Impactos da pandemia da COVID 19 na educação odontológica: Visão de Graduandos de odontologia de uma instituição pública no Estado da Paraíba. Research, Society and Development, v. 10, n. 7, e15310716089, 2021 (CC BY 4.0) | ISSN 2525-3409 Disponível em: . Acesso em 24 jun. 2021.
CRUZ, José Marcos de Oliveira Processo de ensino-aprendizagem na sociedade da informação. Educação & Sociedade [online]. 2008, v. 29, n. 105 [Acessado 5 Fevereiro 2022], pp. 1023-1042. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/S0101-73302008000400005>. Epub 10 Fev 2009. ISSN 1678-4626.
DE FREITAS, Natália Rodrigues; TOSELHO, Gabriel Valle Rego; SILVA, Nilson Carlos Duarte. O uso da tecnologia no processo de ensino durante a pandemia de coronavírus. Estudo de caso: colégio caminhos do saber. A Revista Processando o Saber (eISSN: 2179-5150) é publicada pela FATEC Praia Grande Multidisciplinar - Revisão por pares Disponível em: <https://fatecpg.edu.br/revista/index.php/ps/article/view/151>. Acesso em 26 jun. 2021.
GUSSO, HÉLDER LIMA et al. Ensino superior em tempos de pandemia: diretrizes à gestão universitária. Educação & Sociedade [online]. 2020, v. 41 [Acessado 16 Maio 2022] , e238957. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/ES.238957>. Epub 25 Set 2020. ISSN 1678-4626. https://doi.org/10.1590/ES.238957
KUBO; Olga Mitsue; BOTOMÉ; Silvio Paulo. Ensino-aprendizagem. Uma interação entre dois processos comportamentais. Interação em psicologia, Curitiba. 5, dez.2021.ISSN1981-8076. Disponível em: <https://revistas.ufpr.br/psicologis/article/view/331 >http://dx.doi.org/10.5380/psi.v5i1.3321>
MAIA, Berta Rodrigues e DIAS, Paulo CésarAnsiedade, depressão e estresse em estudantes universitários: o impacto da COVID-19. Estudos de Psicologia (Campinas) [online]. 2020, v. 37 [Acessado 2 Fevereiro 2022], e200067. >. Epub 18 Maio 2020. ISSN 1982-0275Disponível em: <https://doi.org/10.1590/1982-0275202037e200067>.
MALTA, Deborah Carvalho et al. A pandemia da COVID-19 e as mudanças no estilo de vida dos brasileiros adultos: um estudo transversal, 2020. Epidemiologia e Serviços de Saúde [online]. 2020, v. 29, n. 4 [Acessado 1 Fevereiro 2022], e2020407. >. Epub 25 Set 2020. ISSN 2237-9622. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/S1679-49742020000400026>. Epub 25 Set 2020. ISSN 2237-9622.
MEDEIROS, Fabiana L.S et al. Impactos da pandemia da COVID 19 na educação odontológica: Visão de graduandos de Odontologia de uma instituição pública no Estado da Paraíba . 2021. Research, Society and Development, v. 10, n. 7, e15310716089, 2021 (CC BY 4.0) | ISSN 2525-3409 | http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i7.16089>
PALMEIRA, R.L; RIBEIRO, W.L; SILVA, A.A.R. Econom as metodologias ativas de ensino e aprendizagem em tempos de pandemia: a utilização dos recursos tecnológicos na educação superior. HOLOS, Ano 36, v.5, e10810, 2020 Disponível em: <http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/10810>. Acesso em 25 jun. 2021.
PIANA, MC. A construção do perfil do assistente social no cenário educacional [online]. São Paulo: Editora UNESP; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2009. 233 p. ISBN 978-85-7983-038-9. Available from SciELO Books. <http://books.scielo.org/>
PIANA, Maria Cristina; PARREIRA, Lúcia Aparecida. I seminário internacional de pesquisa em políticas públicas e desenvolvimento social franca, 22 a 24 de setembro de 2014 as políticas educacionais: dos princípios de organização à proposta da democratização https://www.franca.unesp.br/Home/Pos-graduacao/-planejamentoeanalisedepoliticaspublicas/isippedes/maria-cristina-piana.pdf>
KUBO; Olga Mitsue; BOTOMÉ; Silvio Paulo. Ensino-aprendizagem. Uma interação entre dois processos comportamentais. Interação em psicologia, Curitiba. 5, dez.2021.ISSN1981-8076. Disponível em: <https://revistas.ufpr.br/psicologis/article/view/331>http://dx.doi.org/10.5380/psi.v5i1.3321>
SILVA; Eva Alves; DELGADO; Osmar Carrasco; O processo de ensino-aprendizagem e a prática docente: reflexões. Rev. ESPAÇO ACADÊMICO (ISSN 2178-3829), v. 8, n. 2, 2018 <https://multivix.edu.br/wp-content/uploads/2019/04/revista-espaco-academico-v08-n02-artigo-03.pdf>
SILVA, Alba Valeria; SANTOS, Helisandrados Reis; PAULA, Luiz Henquique.Os Desafios enfrentados no processo de aprendizagem em tempos de pandemia nos cursos de graduação. Centro Cultural de Exposição Ruth Cardoso, Outubro 2020 – Maceió –ISSN23588829 Disponível em: <https://editorarealize.com.br/editora/anais/conedu/2020/TRABALHO_EV140_MD1_SA19_ID4434_14092020210502.pdf>. Acesso em 9 jun. 2020.
GOMES, Rolfi Cintas et al. Teorias de aprendizagem: pré-concepções de alunos da área de exatas do ensino superior privado da cidade de São Paulo. Ciência & Educação (Bauru) [online]. 2010, v. 16, n. 3 [Acessado 25 Janeiro 2022], pp. 695-708. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/S1516-73132010000300013>. Epub 10 Jan 2011. ISSN 1980-850X. https://www.scielo.br/j/ciedu/a/NRc6pyrCmBJMWcg5TJZZ6Gm/?lang=pt>
OLIVEIRA; Tiago Valiense; SOUZA; Análise Do Ensino-Aprendizagem Em Cursos De Tecnologia Utilizando Projetos Integradores - Valter João. XII FATECLOG Gestão Da Cadeia De Suprimentos No Agronegócio: Desafios E Oportunidades No Contexto Atual Fatec Mogi Das Cruzes Mogi Das Cruzes/Sp - Brasil 18 E 19 De Junho De 2021 ISSN 2357-9684.
SCHORN, S. C.; SEHN, A. S. Socioemotional competences: reflections on school education during pandemic . Scielo preprints, 2021. DOI: 10.1590/SciELOPreprints.2452. Disponível em: https://preprints.scielo.org/index.php/scielo/preprint/view/2452. Acesso em: 29 may. 2022.
SILVA, Alba Valeria; SANTOS, Helisandrados Reis; PAULA, Luiz Henquique.Os Desafios enfrentados no processo de aprendizagem em tempos de pandemia nos cursos de graduação. Centro Cultural de Exposição Ruth Cardoso, Outubro 2020 – Maceió –ISSN23588829 Disponível
TAKAHASHI, Adriana Roseli Wünsch Cursos superiores de tecnologia em gestão: reflexões e implicações da expansão de uma (nova) modalidade de ensino superior em administração no Brasil. Revista de Administração Pública [online]. 2010, v. 44, n. 2 [Acessado 5 Fevereiro 2022], pp. 385-414. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/S0034-76122010000200009>. Epub 23 Jun 2010. ISSN 1982-3134. https://doi.org/10.1590/S0034-76122010000200009.
TORRES, CLAUDINES TAVEIRA, et al. Radiografia da Educação Remota na FATEC em tempos de Covid-19: desempenho e sentimentos de estudantes. XV Conferência Brasileira de Comunicação Cidadã / Mídia Cidadã 22 a 24 de junho de 2021, online https://abpcom.com.br/wp-content/uploads/2021/07/LIMA-RedesSociaiseAtivismoMidiatico.pdf
Downloads
Publicado
Versões
- 29-09-2023 (2)
- 29-09-2023 (1)