IMPACTOS DA COVID-19 NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DA FACULDADE DE TECNOLOGIA DE INDAIATUBA

Autores

  • Fabiana S. Pardinho Faculdade de Tecnologia de Indaiatuba
  • Dra. Elisiane Sartori Faculdade de Tecnologia de Indaiatuba

Palavras-chave:

educação, pandemia, ensino superior

Resumo

Em 2019 apareceu um novo vírus que causa a doença Covid-19, detectado na China. O qual posteriormente a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou como uma pandemia, por representar uma Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional. Como recomendações para a saúde das pessoas, decretou-se o distanciamento social como forma de evitar contágio da população, assim sendo, a instituição de ensino se adaptou, trocando o ensino presencial pelo ensino a distância, com objetivo de manter a continuação dos estudos nas faculdades. Mas sabemos que na prática, são muitas as divergências que essa modalidade trouxe, a qualidade e excelência do conhecimento absorvido pelos graduandos foram afetados. Esse estudo teve como objetivo analisar o impacto da COVID-19 no processo de aprendizagem, o qual teve como objeto de estudo os alunos da FATEC de Indaiatuba, foi obervado que os impactos da pandemia estão hipoteticamente relacionados ao perfil socioeconômico e acadêmico, as condições de saúde física e mental e a experiência educacional do ensino remoto, fatores os quais interferem no processo de aprendizagem dos alunos.

Biografia do Autor

Fabiana S. Pardinho, Faculdade de Tecnologia de Indaiatuba

Graduada em Comércio Exterior da Faculdade de Tecnologia de Indaiatuba

Dra. Elisiane Sartori, Faculdade de Tecnologia de Indaiatuba

Doutora da Faculdade de Tecnologia de Indaiatuba

Referências

ALMEIDA, Vasni- História da educação e método de aprendizagem em ensino de história /Almeida Vasni/ org. – Palmas/TO: EDUFT, 2018. 391 p.:il . Color ISBN: 978-85-60487-47-9 Palmas/TO -Dados Internacionais de Catalogação na Publicação (CIP) Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal do Tocantins – SISBIB/UFT

ANDRADE, Maria Margarida de. Introdução a metodologia do trabalho cientifico: elaboração trabalho de graduação. 10 ª ed. São Paulo: atlas, 2010.

BORBA, PATRICIA LEME DE OLIVEIRA et al. Desafios ‘práticos e reflexivos’ para os cursos de graduação em terapia ocupacional em tempos de pandemia. SciELO Preprints, 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/SciELOPreprints.790. Disponível em: https://preprints.scielo.org/index.php/scielo/preprint/view/790. Acesso em: 16 maio. 2022.

CINTRA, SILVIA BELTRAME; GASQUEZ, A.B; CAROLO P. A. L . Centro paula souza em tempos de pandemia: relato de experiência. Revista Humanidades e Inovação v.8, n.62. ISSN: 2358-8322 / https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/issue/view/137

COSTA; Neto, Antônio Pereira de Araújo; DOS SANTOS, Thalita Alves. Impactos da pandemia da COVID 19 na educação odontológica: Visão de Graduandos de odontologia de uma instituição pública no Estado da Paraíba. Research, Society and Development, v. 10, n. 7, e15310716089, 2021 (CC BY 4.0) | ISSN 2525-3409 Disponível em: . Acesso em 24 jun. 2021.

CRUZ, José Marcos de Oliveira Processo de ensino-aprendizagem na sociedade da informação. Educação & Sociedade [online]. 2008, v. 29, n. 105 [Acessado 5 Fevereiro 2022], pp. 1023-1042. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/S0101-73302008000400005>. Epub 10 Fev 2009. ISSN 1678-4626.

DE FREITAS, Natália Rodrigues; TOSELHO, Gabriel Valle Rego; SILVA, Nilson Carlos Duarte. O uso da tecnologia no processo de ensino durante a pandemia de coronavírus. Estudo de caso: colégio caminhos do saber. A Revista Processando o Saber (eISSN: 2179-5150) é publicada pela FATEC Praia Grande Multidisciplinar - Revisão por pares Disponível em: <https://fatecpg.edu.br/revista/index.php/ps/article/view/151>. Acesso em 26 jun. 2021.

GUSSO, HÉLDER LIMA et al. Ensino superior em tempos de pandemia: diretrizes à gestão universitária. Educação & Sociedade [online]. 2020, v. 41 [Acessado 16 Maio 2022] , e238957. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/ES.238957>. Epub 25 Set 2020. ISSN 1678-4626. https://doi.org/10.1590/ES.238957

KUBO; Olga Mitsue; BOTOMÉ; Silvio Paulo. Ensino-aprendizagem. Uma interação entre dois processos comportamentais. Interação em psicologia, Curitiba. 5, dez.2021.ISSN1981-8076. Disponível em: <https://revistas.ufpr.br/psicologis/article/view/331 >http://dx.doi.org/10.5380/psi.v5i1.3321>

MAIA, Berta Rodrigues e DIAS, Paulo CésarAnsiedade, depressão e estresse em estudantes universitários: o impacto da COVID-19. Estudos de Psicologia (Campinas) [online]. 2020, v. 37 [Acessado 2 Fevereiro 2022], e200067. >. Epub 18 Maio 2020. ISSN 1982-0275Disponível em: <https://doi.org/10.1590/1982-0275202037e200067>.

MALTA, Deborah Carvalho et al. A pandemia da COVID-19 e as mudanças no estilo de vida dos brasileiros adultos: um estudo transversal, 2020. Epidemiologia e Serviços de Saúde [online]. 2020, v. 29, n. 4 [Acessado 1 Fevereiro 2022], e2020407. >. Epub 25 Set 2020. ISSN 2237-9622. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/S1679-49742020000400026>. Epub 25 Set 2020. ISSN 2237-9622.

MEDEIROS, Fabiana L.S et al. Impactos da pandemia da COVID 19 na educação odontológica: Visão de graduandos de Odontologia de uma instituição pública no Estado da Paraíba . 2021. Research, Society and Development, v. 10, n. 7, e15310716089, 2021 (CC BY 4.0) | ISSN 2525-3409 | http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i7.16089>

PALMEIRA, R.L; RIBEIRO, W.L; SILVA, A.A.R. Econom as metodologias ativas de ensino e aprendizagem em tempos de pandemia: a utilização dos recursos tecnológicos na educação superior. HOLOS, Ano 36, v.5, e10810, 2020 Disponível em: <http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/10810>. Acesso em 25 jun. 2021.

PIANA, MC. A construção do perfil do assistente social no cenário educacional [online]. São Paulo: Editora UNESP; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2009. 233 p. ISBN 978-85-7983-038-9. Available from SciELO Books. <http://books.scielo.org/>

PIANA, Maria Cristina; PARREIRA, Lúcia Aparecida. I seminário internacional de pesquisa em políticas públicas e desenvolvimento social franca, 22 a 24 de setembro de 2014 as políticas educacionais: dos princípios de organização à proposta da democratização https://www.franca.unesp.br/Home/Pos-graduacao/-planejamentoeanalisedepoliticaspublicas/isippedes/maria-cristina-piana.pdf>

KUBO; Olga Mitsue; BOTOMÉ; Silvio Paulo. Ensino-aprendizagem. Uma interação entre dois processos comportamentais. Interação em psicologia, Curitiba. 5, dez.2021.ISSN1981-8076. Disponível em: <https://revistas.ufpr.br/psicologis/article/view/331>http://dx.doi.org/10.5380/psi.v5i1.3321>

SILVA; Eva Alves; DELGADO; Osmar Carrasco; O processo de ensino-aprendizagem e a prática docente: reflexões. Rev. ESPAÇO ACADÊMICO (ISSN 2178-3829), v. 8, n. 2, 2018 <https://multivix.edu.br/wp-content/uploads/2019/04/revista-espaco-academico-v08-n02-artigo-03.pdf>

SILVA, Alba Valeria; SANTOS, Helisandrados Reis; PAULA, Luiz Henquique.Os Desafios enfrentados no processo de aprendizagem em tempos de pandemia nos cursos de graduação. Centro Cultural de Exposição Ruth Cardoso, Outubro 2020 – Maceió –ISSN23588829 Disponível em: <https://editorarealize.com.br/editora/anais/conedu/2020/TRABALHO_EV140_MD1_SA19_ID4434_14092020210502.pdf>. Acesso em 9 jun. 2020.

GOMES, Rolfi Cintas et al. Teorias de aprendizagem: pré-concepções de alunos da área de exatas do ensino superior privado da cidade de São Paulo. Ciência & Educação (Bauru) [online]. 2010, v. 16, n. 3 [Acessado 25 Janeiro 2022], pp. 695-708. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/S1516-73132010000300013>. Epub 10 Jan 2011. ISSN 1980-850X. https://www.scielo.br/j/ciedu/a/NRc6pyrCmBJMWcg5TJZZ6Gm/?lang=pt>

OLIVEIRA; Tiago Valiense; SOUZA; Análise Do Ensino-Aprendizagem Em Cursos De Tecnologia Utilizando Projetos Integradores - Valter João. XII FATECLOG Gestão Da Cadeia De Suprimentos No Agronegócio: Desafios E Oportunidades No Contexto Atual Fatec Mogi Das Cruzes Mogi Das Cruzes/Sp - Brasil 18 E 19 De Junho De 2021 ISSN 2357-9684.

SCHORN, S. C.; SEHN, A. S. Socioemotional competences: reflections on school education during pandemic . Scielo preprints, 2021. DOI: 10.1590/SciELOPreprints.2452. Disponível em: https://preprints.scielo.org/index.php/scielo/preprint/view/2452. Acesso em: 29 may. 2022.

SILVA, Alba Valeria; SANTOS, Helisandrados Reis; PAULA, Luiz Henquique.Os Desafios enfrentados no processo de aprendizagem em tempos de pandemia nos cursos de graduação. Centro Cultural de Exposição Ruth Cardoso, Outubro 2020 – Maceió –ISSN23588829 Disponível

TAKAHASHI, Adriana Roseli Wünsch Cursos superiores de tecnologia em gestão: reflexões e implicações da expansão de uma (nova) modalidade de ensino superior em administração no Brasil. Revista de Administração Pública [online]. 2010, v. 44, n. 2 [Acessado 5 Fevereiro 2022], pp. 385-414. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/S0034-76122010000200009>. Epub 23 Jun 2010. ISSN 1982-3134. https://doi.org/10.1590/S0034-76122010000200009.

TORRES, CLAUDINES TAVEIRA, et al. Radiografia da Educação Remota na FATEC em tempos de Covid-19: desempenho e sentimentos de estudantes. XV Conferência Brasileira de Comunicação Cidadã / Mídia Cidadã 22 a 24 de junho de 2021, online https://abpcom.com.br/wp-content/uploads/2021/07/LIMA-RedesSociaiseAtivismoMidiatico.pdf

Publicado

29-09-2023 — Atualizado em 29-09-2023

Versões

Edição

Seção

Artigos