SISTEMA DE INFORMAÇÃO NA GESTÃO UNIVERSITÁRIA

Autores

Palavras-chave:

Sistemas de infromação, Sistema Integrado de Gestão, Gestão Universitaria, Desenvolvimento, UFBA

Resumo

As inovações tecnológicas na Sociedade da Informação e do Conhecimento decorrem em grande parte das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) promovendo mudanças na sociedade. O problema explorado partiu do modelo de sistemas incrementais que foram implementados neste cenário visando analisar problemas, registros e avanços. O objetivo desse trabalho foi demonstrar a importância dos sistemas de informações nas Instituições de Ensino Superior que tiveram que se adequar a processos de maior eficiência sobretudo na gestão universitária, com a adoção de Sistema Integrado de Gestão (SIG). A Universidade Federal do Rio Grande do Norte criou um SIG que possibilitou eficiência, agilidade e transparência na sua gestão universitária. Diante dos resultados obtidos conseguiu implementar o seu sistema em diversas instituições públicas brasileiras com destaque a Universidade Federal da Bahia – UFBa. A metodologia pautou-se em abordagem qualitativa com procedimentos de coleta de dados bibliográficos e documentais. Como resultados, apontam-se que a implantação do SIG na UFBa possibilitou unificar as atividades meio e fim de todas as unidades acadêmicas promovendo maior eficiência, agilidade e transparência das atividades inerentes ao fazer acadêmico e administrativo.

Biografia do Autor

Dra Maria de Fatima Hanaque Campos, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Doutora em História da Arte pela Universidade do Porto, mestrado em Historia da arte pela Universidade de São Paulo e graduação em Artes Plásticas pela Universidade Federal da Bahia. Professora Plena da Universidade do Estado da Bahia. Professora permanente do Programa de Pós-graduação Multiinstitucional em Difusão do Conhecimento (PPGDC).

Dr. Antônio Carlos Sanches Cardoso, Universidade do Estado da Bahia - UNEB. UNICEUSA. SENAI CIMATEC.

Doutor em Difusão do Conhecimento pela Universidade Federal da Bahia. Doutor em Educação Y Pedagogia pelo Instituto Patriarcal San Cipriano de Cartago, Uruguai; Doutor Honoris Causa em Educação pela Universidade Aberta Emill Brunner / Cambridge International University. Mestre em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação - GESTEC - UNEB. Graduação em Administração pela Universidade de Uberaba e em Letras Vernáculas pela Universidade Católica do Salvador. Vice-Reitor do UNICEUSA. Professor da Universidade do Estado da Bahia. Professor do SENAI CIMATEC. Salvador/Brasil.

Esp. Flavia Souza dos Santos, Universidade Estadual da Bahia - UNEB

Especialista em Estudos Culturais, História e Linguagens. Bacharelado em Administração e Licenciatura em História. Docente na função de tutora da Licenciatura em História da UNEB. 

Ma. Marcela Ferreira Lopes, Universidade Federal da Bahia - UFBa.

Mestra em Crítica Cultural - UNEB. Especialista em Educação Digital - UNEB e em Estudos Culturais - UNIJORGE. Graduada em Letras Vernáculas UNEB. Professora on-line da Especialização em Gestão do Desenvolvimento Territorial com ênfase em Política Habitacional da UFBa. 

Referências

ALBUQUERQUE, Jader Cristiano Magalhães. Sistema de Informação. Material didático Curso de Graduação em Administração a Distância. UAB. 2007.

BAUMANN, Z. Modernidade líquida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.

BORGES, M. A. G. A informação e o conhecimento como insumo ao processo de desenvolvimento. Revista Ibero-americana de Ciência da Informação (RICI), v.1, n. 1, p.175-196, jul./dez. 2008. Disponível em: http://164.41.122.25/portalnesp/ojs-2.1.1/index.php/rici

BURCH, S. Sociedade da informação/ sociedade do conhecimento. In: Ambrosi, A.; Peugeot, V.; Pimenta, D. Desafios das palavras. Ed. VECAM, 2005. Disponível em: http://vecam.orgqarticle699.html Acesso em: 23 jul. 2022.

CASTELLS, M. A sociedade em rede. 4. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1999. v.1

CAVICHIOLI, Rita das Graças. Sociedade do conhecimento: a educação como pilar. Revista de Educação. Vol.13, n.15, ano 2010. https://seer.pgsskroton.com Acesso em: 23 jul. 2022.

CRUZ, Carlos H Brito. Conhecimento e desenvolvimento sustentável. 2002. São Paulo. Espaço Aberto. Disponível em: <http://www.ifi.unicamp.br/~brito/artigos/oesp_13112002.htm Acesso em: 23 jul. 2022.

DZIEKANIAK Gisele; ROVER, Aires. Sociedade do Conhecimento: características, demandas e requisitos. ataGramaZero - Revista de Informação - v.12 n.5 out/11. Disponível em: Artigo - Sociedade do Conhecimento: características, demandas e requisitos | eGov UFSC. Acesso em: 23 jul. 2022.

EVANGELISTA, Jean Lúcio Santos. Fatores críticos de sucesso na implementação de sistemas no setor público: um estudo de caso do sistema SIGA ADM modulo protocolo no Instituto Federal do Sertão Pernambucano. 91f. 2017. Dissertação (Mestrado) – Escola de Administração, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2017.

HERSEN, Amarildo. Economia e Sociedade do Conhecimento. 2018. Disponível em: http://repositorio.unicentro.br:8080/jspui/handle/123456789/1065. Acesso em: 30 out. 2024.

Ken Schwaber e Jeff Sutherland. Scrum Guide. Disponível em http://www.scrum.org

MAGALHÃES, Claudia, MAC-ALLISTER, Mônica. Gestão da Tecnologia da Informação (TI) nas Instituições de Ensino Superior (IES): um estudo de caso numa IES particular de Salvador. Disponível em: https://www.aedb.br/seget/arquivos/artigos07/1195_Gestao%20da%20Tecnologia%20da%20Informacao%20(TI)%20nas%20Instituicoes%20de%20Ensino%20Superior%20(IES)%20-%20Um%20estudo%20de%20caso%20numa%20IES%20particular%20de%20Salvador.pdf. Acesso em: 23 jul. 2022.

MARQUES, Paulo E. Fatores de potencialização da resistência à mudanças em IFES: um estudo de caso sobre a Implantação de um SIG na UFBa. (Dissertação). Pós-Graduação em Administração, Universidade Federal da Bahia. Salvador, 2019.

Disponível em: www.repositorio.ufba.br Acesso em: 29 out. 2024.

MEDEIROS JÚNIOR, Alberto. Sistemas integrados de gestão: proposta para um procedimento de decisão multicritérios para avaliação estratégica. São Paulo, 2007.Tese (Doutorado) - Escola Politécnica da Universidade de São Paulo.

RODAS, Leandro C Paiva. Democracia e cidadania na web social: participação, colaboração e produção coletiva de conhecimento. Rio de Janeiro. Niterói. 2009, p.84. Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Disponível em: <http://extralibris.org/wp- Acesso em: 23 jul. 2022.

Pressman, R. Engenharia de Sof//www.devmedia.com.br/cursos/tware: Uma abordagem Profissional. 7º edição. Editora Bookman.

ROSSETTI, Adroaldo Guimarães; MORALES, Aran Bey Tcholakian. O papel da tecnologia da informação na gestão do conhecimento. Ci. Inf., Brasília, v. 36, n. 1, p. 124-135, jan./abr. 2007. Disponível em: O papel da tecnologia da informação na gestão do conhecimento (brapci.inf.br) Acesso em: 23 jul. 2022.

SANTOS, Amanda F. G.S. Análise dos sistemas integrados de gestão da UFRN sob a perspectiva da Nova Gestão Pública, in: Navus – SC. V. 10, p. 01-20, jan.-dez. 2020. Disponível em: https://navus.sc.senac.br. Acesso em 29 out. 2024.

SHAFF, A. A sociedade informática: as consequências sociais da segunda revolução industrial. São Paulo: UNESP, Brasiliense, 1996.

Publicado

09-01-2025

Edição

Seção

Artigos