MAPEAMENTO DO USO DA LÍNGUA INGLESA NOS EIXOS TECNOLÓGICOS DE SEGURANÇA E MILITAR NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TECNOLÓGICA
Palavras-chave:
Língua estrangeira, Mercado de trabalho, Catálogos NacionaisResumo
O objetivo deste artigo é mapear o uso da língua inglesa prevista, potencialmente, nos eixos Segurança e Militar, constantes do Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia e Técnicos, assim como em páginas eletrônicas de ofertas de emprego para técnicos e tecnólogos. Para tanto, realizamos análise documental nos Catálogos e em páginas eletrônicas de realocação profissional, a fim de traçarmos os perfis demandados para o exercício da profissão. Os resultados evidenciaram que as ofertas de vagas para o eixo militar acontecem internamente, o que confirma o textos do Catálogo nacional acerca desses futuros técnicos e tecnólogos deverem estar em carreira militar. Temas estudados em língua estrangeira encontram lugar em cursos desses dois eixos tecnológicos.
Referências
ALMEIDA FILHO, J.C.P. Aprendizagem e Ensino de Línguas em Contextos Tecnológicos. Revista Reverte - Revista de Estudos e Reflexões Tecnológicas da Fatec-Indaiatuba. v. 6, 2008.
BRASIL. MEC/SETEC. Parecer CNE/CEB no 16/99, aprovado em 05 de outubro de 1999. Diretrizes curriculares nacionais para a Educação Profissional de Nível Técnico, 1999.
BRASIL, MEC/SETEC. Catálogo Nacional de Cursos Técnicos. 2016. (http://portal.mec.gov.br/docman/novembro-2017-pdf/77451-cnct-3a-edicao-pdf-1/file).
BRASIL, MEC/SETEC. Catálogo Nacional dos Cursos Superiores de Tecnologia. 2016. (http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=98211-cncst-2016-a&category_slug=outubro-2018-pdf-1&Itemid=30192)
BRITO, P. Ensino e aprendizagem de língua estrangeira (inglês) no ensino superior tecnológico: grau de ajuste de uma situação atual para o ELFE (ensino de línguas para fins específicos). 2016. 166f. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada). Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
GUIMARÃES, R.M. Planejamento CLIL por tarefas: integrando temas e língua para fins específicos na educação profissional. 2015. 220f. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada). Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
HUTCHINSON, T. & WATERS, A. English for Specific Purposes: a learning centred approach. Cambridge: Cambridge University Press, 1987.
MOREIRA, R.S.C. Análise de necessidades para um curso de español no ensino superior tecnológico. 2012. 134f. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012.
OLIVEIRA, F. Transposição didática do gênero videoclipe de anúncio publicitário institucional para o ensino de inglês em um curso técnico em meio ambiente. 2014. 185f. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2014.
RAMOS, R. C. G. ESP in Brazil: history, new trends and challenges. In: KRZANOWSKI, Mark (ed.). English for Academic and Specific Purposes in Developing, Emerging and Least Developed Countries. Canterbury: IATEFL, 2008.
SANTOS, L. S. Sob Medida: uma proposta de produção de Material didático de Língua estrangeira (inglês) para aprendizes de num curso do Ensino Médio profissionalizante de jovens e adultos, na modalidade PROEJA. 2010. 268f. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada) - Universidade de Brasília, Brasília, 2010.
SILVA, E. S.A. O ideal e o real - Desafios e potencialidades na elaboração de um planejamento na educação profissional integrada ao ensino médio: competências em contexto de ensino de línguas para fins específicos. 2016.0164f. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada) - Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
SOUZA, S. A. Ressignificando o ensino de inglês instrumental em contexto profissional de nível médio: uma proposta baseada em sequência didática. 2013. 150f. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada) - Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
SURIANO, F. A.; BARÇANTE, M.; RIBEIRO, M. M. S; POMPEU, S. C. Ensino de inglês nos cursos de tecnologia: interesses e necessidades para o desenvolvimento de conteúdo específico. Reverte - Revista de Estudos e Reflexões Tecnológicas da Fatec-Indaiatuba, n. 14, p.72-82, 2016.
TERENZI, D. Princípios norteadores para o planejamento de cursos de línguas para propósitos específicos em curso superior tecnológico (manutenção de aeronaves): considerando visões de aprendizes, instituição formadora e empregadores. 2014. 194f. Tese (Doutorado em Linguística) - Universidade Federal de Santa Catarina, São Carlos, 2014.