MAPEAMENTO DO USO DA LÍNGUA INGLESA NOS EIXOS TECNOLÓGICOS DE SEGURANÇA E MILITAR NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TECNOLÓGICA

Autores

Palavras-chave:

Língua estrangeira, Mercado de trabalho, Catálogos Nacionais

Resumo

O objetivo deste artigo é mapear o uso da língua inglesa prevista, potencialmente, nos eixos Segurança e Militar, constantes do Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia e Técnicos, assim como em páginas eletrônicas de ofertas de emprego para técnicos e tecnólogos. Para tanto, realizamos análise documental nos Catálogos e em páginas eletrônicas de realocação profissional, a fim de traçarmos os perfis demandados para o exercício da profissão. Os resultados evidenciaram que as ofertas de vagas para o eixo militar acontecem internamente, o que confirma o textos do Catálogo nacional acerca desses futuros técnicos e tecnólogos deverem estar em carreira militar. Temas estudados em língua estrangeira encontram lugar em cursos desses dois eixos tecnológicos.

Biografia do Autor

Ana Paula de Almeida, Faculdade de Tecnologia de Indaiatuba

Tecnóloga em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela Faculdade de Tecnologia de Indaiatuba

Dra. Magali Barçante, Faculdade de Tecnologia de Indaiatuba

Professora doutora da Faculdade de Tecnologia de Indaiatuba e professora colaboradora do PGLA da UnB

Referências

ALMEIDA FILHO, J.C.P. Aprendizagem e Ensino de Línguas em Contextos Tecnológicos. Revista Reverte - Revista de Estudos e Reflexões Tecnológicas da Fatec-Indaiatuba. v. 6, 2008.

BRASIL. MEC/SETEC. Parecer CNE/CEB no 16/99, aprovado em 05 de outubro de 1999. Diretrizes curriculares nacionais para a Educação Profissional de Nível Técnico, 1999.

BRASIL, MEC/SETEC. Catálogo Nacional de Cursos Técnicos. 2016. (http://portal.mec.gov.br/docman/novembro-2017-pdf/77451-cnct-3a-edicao-pdf-1/file).

BRASIL, MEC/SETEC. Catálogo Nacional dos Cursos Superiores de Tecnologia. 2016. (http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=98211-cncst-2016-a&category_slug=outubro-2018-pdf-1&Itemid=30192)

BRITO, P. Ensino e aprendizagem de língua estrangeira (inglês) no ensino superior tecnológico: grau de ajuste de uma situação atual para o ELFE (ensino de línguas para fins específicos). 2016. 166f. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada). Universidade de Brasília, Brasília, 2016.

GUIMARÃES, R.M. Planejamento CLIL por tarefas: integrando temas e língua para fins específicos na educação profissional. 2015. 220f. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada). Universidade de Brasília, Brasília, 2015.

HUTCHINSON, T. & WATERS, A. English for Specific Purposes: a learning centred approach. Cambridge: Cambridge University Press, 1987.

MOREIRA, R.S.C. Análise de necessidades para um curso de español no ensino superior tecnológico. 2012. 134f. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012.

OLIVEIRA, F. Transposição didática do gênero videoclipe de anúncio publicitário institucional para o ensino de inglês em um curso técnico em meio ambiente. 2014. 185f. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2014.

RAMOS, R. C. G. ESP in Brazil: history, new trends and challenges. In: KRZANOWSKI, Mark (ed.). English for Academic and Specific Purposes in Developing, Emerging and Least Developed Countries. Canterbury: IATEFL, 2008.

SANTOS, L. S. Sob Medida: uma proposta de produção de Material didático de Língua estrangeira (inglês) para aprendizes de num curso do Ensino Médio profissionalizante de jovens e adultos, na modalidade PROEJA. 2010. 268f. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada) - Universidade de Brasília, Brasília, 2010.

SILVA, E. S.A. O ideal e o real - Desafios e potencialidades na elaboração de um planejamento na educação profissional integrada ao ensino médio: competências em contexto de ensino de línguas para fins específicos. 2016.0164f. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada) - Universidade de Brasília, Brasília, 2016.

SOUZA, S. A. Ressignificando o ensino de inglês instrumental em contexto profissional de nível médio: uma proposta baseada em sequência didática. 2013. 150f. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada) - Universidade de Brasília, Brasília, 2013.

SURIANO, F. A.; BARÇANTE, M.; RIBEIRO, M. M. S; POMPEU, S. C. Ensino de inglês nos cursos de tecnologia: interesses e necessidades para o desenvolvimento de conteúdo específico. Reverte - Revista de Estudos e Reflexões Tecnológicas da Fatec-Indaiatuba, n. 14, p.72-82, 2016.

TERENZI, D. Princípios norteadores para o planejamento de cursos de línguas para propósitos específicos em curso superior tecnológico (manutenção de aeronaves): considerando visões de aprendizes, instituição formadora e empregadores. 2014. 194f. Tese (Doutorado em Linguística) - Universidade Federal de Santa Catarina, São Carlos, 2014.

Publicado

01-12-2020

Edição

Seção

Artigos