DIVULGAÇÃO E ACESSO A MANIFESTAÇÕES ARTISTÍCO-CULTURAIS NA CIDADE DE INDAIATUBA-SP: AS POTENCIALIDADES DO APLICATIVO AGENDAIN

Autores

Palavras-chave:

Pesquisa tecnológica, Redes colaborativas virtuais, Indaiatuba-SP

Resumo

A cultura tem papel fundamental no desenvolvimento de um país. Assim, o acesso a manifestações dessa natureza deve ser assegurado a todo cidadão. Partindo disso, neste texto apresenta-se o agendaIn, um aplicativo móvel colaborativo desenvolvido para auxiliar na divulgação e identificação de eventos culturais na cidade de Indaiatuba-SP. Para alcançar os objetivos propostos, fez-se uso da pesquisa bibliográfica e da pesquisa experimental. Os resultados mostraram que o agendaIn é um aplicativo plenamente recomendável, recebendo, na totalidade de suas funções, nota de 8,65, o que comprova as potencialidades do aplicativo nos seus propósitos.

Biografia do Autor

André de Paula Von Ah, Fatec Indaiatuba-SP

Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Dr. Aldo Pontes, Fatecs Indaiatuba e Sumaré

Prof. doutor – Fatecs Indaiatuba e Sumaré

Ma. Lilian Simão de Oliveira, Fatecs Indaiatuba e Itu

Profa. mestre – Fatecs Indaiatuba e Itu

Referências

ALMEIDA, Giovana Goretti Feijó de; ENGEL, Vânia. Redes sociais colaborativas, governança e desenvolvimento territorial: o caso Portoalegre.cc. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL SOBRE DESENVOLVIMENTO REGIONAL, 8., 2017, Santa Cruz do Sul. Anais... Santa Cruz do Sul: UNISC, 2017.

BATISTA, Douglas Henrique. Aplicativo de comunidade virtual para a prática de esportes voltada para dispositivos móveis. 2014. 57f. Monografia (Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Paraná.

CHAUÍ, Marilena. Convite à filosofia. 13. ed. São Paulo: Ática, 2004. 424p.

CORREIA, Lucas Agnaldo de Miranda. Aplicativo para dispositivos móveis e sistema web para gerenciamento de eventos. 2015. 47f. Monografia (Curso de Especialização Java) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Paraná.

DANTAS, Luiz Felipe Santoro Dantas. Desenvolvimento de aplicativo gratuito de busca para a divulgação de centros e museus ciência do estado do Rio de Janeiro. 2016. 92f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências da Natureza) - Universidade Federal Fluminense, Rio de Janeiro.

FARIA, Frederico Fernandes; VIEIRA, Jean Victor Ribeiro. Guia do aluno UnB: aplicativo georreferenciado de apoio a atividades acadêmicas. 2017. 77f. Monografia (Licenciatura em Ciência da Computação) - Universidade de Brasília, Distrito Federal.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002. 176p.

KENSKI, Vani Moreira. Tecnologias e ensino presencial e a distância. Campinas: Papirus, 2003. 157p.

MACALÃO, Paola Ramos. Check in Poa: um aplicativo Android para turistas em Porto Alegre. 2013. 42f. Monografia (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.

OLIVIERI, Laura. A importância histórico-social das redes. In: GOUVÊA, Carlos Portugal; VIDIGAL, Fernanda Rezende; KNOOP, Joachi. (Org.). Manual de Redes Sociais e Tecnologias. São Paulo: Conectas/ Friedrich Ebert Stiftung, 2003, p. 16-19.

RODRIGUES, Marcelo Aguiar. What’s Happening? – uma plataforma de eventos. 2018. 102f. Dissertação (Mestrado em Informática e Sistemas) - Instituto Superior de Engenharia de Coimbra, Coimbra.

SILVA, Bruno. TopPlaces: aplicativo mobile para avaliação de pontos turísticos da cidade de Indaiatuba. 2018. 77f. Monografia (Graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Faculdade de Tecnologia de Indaiatuba, Indaiatuba.

Publicado

01-12-2020

Edição

Seção

Artigos