METODOLOGIAS ATIVAS EM CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA

Autores

  • Dra. Mariluci Alves Martino Faculdade de Tecnologia de Guarulhos
  • Ma. Andreza Santos Feitosa Faculdade de Tecnologia de Bragança Paulista; Faculdade de Tecnologia de Guarulhos https://orcid.org/0000-0003-3041-8478

Palavras-chave:

Metodologias Ativas de Aprendizagem, Cursos Superiores de Tecnologia, Processo de Ensino e Aprendizagem

Resumo

Este artigo foi desenvolvido com base em pesquisa realizada durante um evento promovido em uma Faculdade de Tecnologia em São Paulo, onde foram aplicadas metodologias ativas variadas em aulas experimentais, conduzidas por professores convidados a alunos de todos os semestres letivos de dois cursos tecnológicos. O objetivo do estudo foi verificar se na percepção do aluno o uso de metodologias ativas trouxe melhores resultados de aprendizagem quando comparado às metodologias tradicionais de ensino. Para alcançar os resultados foram aplicados questionários aos alunos que participaram das aulas durante esse evento. O questionário foi composto por 18 questões em que os discentes deveriam registrar sua percepção com relação à metodologia ativa utilizada, em especial quando comparada à metodologia tradicional, utilizada no dia a dia, nas diferentes disciplinas. Os resultados mostraram que, com larga vantagem, a maioria dos alunos considerou que o uso de metodologias ativas produziu efeitos mais significativos para a aprendizagem quando comparado ao uso de metodologias tradicionais de ensino.

Biografia do Autor

Dra. Mariluci Alves Martino, Faculdade de Tecnologia de Guarulhos

Doutora em Educação (PUC-SP), professora na Faculdade de Tecnologia de Guarulhos

Ma. Andreza Santos Feitosa, Faculdade de Tecnologia de Bragança Paulista; Faculdade de Tecnologia de Guarulhos

Mestre em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional (Centro Paula Souza), professora na Faculdade de Tecnologia de Bragança Paulista e na Faculdade de Tecnologia de Guarulhos

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Publicado

01-12-2020

Edição

Seção

Artigos