METODOLOGIAS ATIVAS EM CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA
Palavras-chave:
Metodologias Ativas de Aprendizagem, Cursos Superiores de Tecnologia, Processo de Ensino e AprendizagemResumo
Este artigo foi desenvolvido com base em pesquisa realizada durante um evento promovido em uma Faculdade de Tecnologia em São Paulo, onde foram aplicadas metodologias ativas variadas em aulas experimentais, conduzidas por professores convidados a alunos de todos os semestres letivos de dois cursos tecnológicos. O objetivo do estudo foi verificar se na percepção do aluno o uso de metodologias ativas trouxe melhores resultados de aprendizagem quando comparado às metodologias tradicionais de ensino. Para alcançar os resultados foram aplicados questionários aos alunos que participaram das aulas durante esse evento. O questionário foi composto por 18 questões em que os discentes deveriam registrar sua percepção com relação à metodologia ativa utilizada, em especial quando comparada à metodologia tradicional, utilizada no dia a dia, nas diferentes disciplinas. Os resultados mostraram que, com larga vantagem, a maioria dos alunos considerou que o uso de metodologias ativas produziu efeitos mais significativos para a aprendizagem quando comparado ao uso de metodologias tradicionais de ensino.
Referências
BACICH, Lilian; NETO, Adolfo Tanzi; DE MELLO TREVISANI, Fernando. Ensino híbrido: personalização e tecnologia na educação. Penso Editora, 2015.
BARBOSA, E.F.; MOURA, D. G. Metodologias Ativas de Aprendizagem na Educação Profissional e Tecnológica. 2013. Disponível em: <http://www.senac.br/media/42471/os_boletim_web_4.pdf>Acesso em: 19 fev. 2019
BENTO, L. M. A. et al. Percepção dos Alunos de Medicina Quanto a Aprendizagem X Ansiedade na Metodologia Ativa. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, v. 18, n. 2, p. 178-182, 2017.
BERBEL, N. A. N. As metodologias ativas e a promoção da autonomia de estudantes. Ciências Sociais e Humanas, Londrina. 1995. Disponível em: <http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/seminasoc/article/viewFile/9458/8240> Acesso em: 19 fev. 2019
BLIKSTEIN, P. O mito do mau aluno e porque o Brasil pode ser o líder mundial de uma revolução educacional. 25 jul. 2010. Disponível em:<http://www.blikstein.com/paulo/documents/books/Blikstein-Brasil_pode_ser_lider_mundial_em_educacao.pdf > . Acesso em: 19 fev. 2019.
BRASIL. Resolução CNE/CP n. 3, de 18 de dezembro de 2002, que instituiu as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a organização e o funcionamento dos curso superiores de tecnologia. Diário Oficial da União. Ministério de Educação e Cultura – MEC, 2002b. Disponível em <http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CP032002.pdf> Acesso em: 20 dez. 2018
CANDAU, M. V. A didática em questão. 20. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2001.
FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. São Paulo, SP: Paz e Terra, 2010.
GADOTTI, M. História das ideias pedagógicas. 2. ed. São Paulo: Ática, 1994.
GOMES, M. P. C. et al. O uso de Metodologias ativas no ensino de graduação nas Ciências Sociais e Saúde. Ciência & Educação. Rio de Janeiro, v. 16, n. 1. p. 181-198, 2010.
HERZER, Mathias et al. Avaliação da utilização de metodologias ativas no ensino superior: estudo de caso na disciplina de gestão da produção aplicada. Revista Espacios, v. 37, n. 2, 2016.
MACHADO, L. R. S. A Organização da Educação Profissional e Tecnológica por Eixos Tecnológicos. Linhas Críticas, v. 16, n. 30, p. 89-108, 2010.
MORAN, J. Metodologias ativas para uma aprendizagem mais profunda. 2013. Disponível em: <http://www2.eca.usp.br/moran/wpcontent/uploads/2013/12/metodologias_moran1.p df>. Acesso em: 18 nov. 2018
RIBEIRO, L. R. de C. A aprendizagem baseada em problemas (PBL): uma implementação na educação em engenharia. 2005. 236f. Tese (Doutorado em Educação) – Ufscar, São Carlos, 2005.
SOBRAL, F. R.; CAMPOS, C. J. G. Utilização de metodologia ativa no ensino e assistência de
enfermagem na produção nacional: revisão integrativa. Revista da Escola de Enfermagem da USP, São Paulo, v. 46, n. 1, p. 208-218, 2012.
SOUZA, C. V. de; SHIGUTI, W. A.; RISSOLI, V. R. V. Metodologia Ativa para Aprendizagem Significativa com apoio de Tecnologias Inteligentes. Nuevas Ideas em Informática Educativa TISE.
v. 9, p. 653-658, 2013. Disponível em: <http://www.tise.cl/volumen9/TISE2013/653-656.pdf.> Acesso em: 17 ago.2018.