AS CLASSES DESCENTRALIZADAS E OS SEUS DESAFIOS DE IMPLANTAÇÃO NA EDUCAÇÃO TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO DO CENTRO PAULA SOUZA-SP

Autores

Palavras-chave:

Educação Profissional e Tecnológica, Políticas Públicas, Eixo Tecnológico

Resumo

O artigo apresenta os desafios quando da aplicação de políticas públicas na implantação de Classes Descentralizadas – cursos técnicos ofertados em prédios cedidos por meio de convênios entre instituições públicas – e seus impactos no volume de matrículas no Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza. São apresentados indicadores gerais da instituição e seus efeitos, bem como as características e razões que fazem o eixo tecnológico de Gestão e Negócios ter maior representatividade nessa política pública. O artigo conclui que essa política se mostra importante e colabora para a oferta de vagas, mas que não substitui a Escola Técnica, uma vez que possui limitações estruturais que inviabilizam a implantação de ampla variedade de habilitações.

Biografia do Autor

Dra. Ivanete Bellucci Pires de Almeida, Fatec Sumaré - Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza

Diretora da Fatec Sumaré - Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza

Me. Daniel Capella Pereira, ETEC - Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza

ETEC - Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza

Me. Gilson Rede, CEETPS – Área Currículo - Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza

CEETPS – Área Currículo - Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza

Referências

ARAÚJO, Almério M. de; DEMAI, Fernanda M.; PRATA, Marcio. Missão, Concepções e Práticas do Grupo de Formulação e Análises Curriculares (Gfac): uma síntese do Laboratório de Currículo do Centro Paula Souza. São Paulo: Centro Paula Souza, 2016. Disponível em: <http://www.cpscetec.com.br/cpscetec/arquivos/2014/missao.pdf>. Acesso em: 11 jul. 2018.

BRASIL, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. INEP. Censo Escolar 2017. Disponível em:<http://portal.inep.gov.br>. Acesso em: 19 jul. 2018.

______, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional n° 9.394, de 20 de dezembro de 1996.

______, Ministério da Educação. Catálogo Nacional de Cursos Técnicos, 2016. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view =download&alias=41271-cnct-3-edicao-pdf&category_slug=maio-2016-pdf&Itemid=30192>. Acesso em: 20 jul. 2018.

_____, Ministério da Educação. Centenário da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/centenario/historico_educacao_profissional.pdf>. Acesso em: 11 jul. 2018.

______, Ministério da Educação. Planejando a Próxima Década: conhecendo as 20 metas do Plano Nacional de Educação, 2014. Disponível em: <http://pne.mec.gov.br/images/pdf/pne_conhecendo_20_metas.pdf>. Acesso em: 18 jul. 2018.

______, Resolução 06/2012 do Conselho Nacional de Educação/Ministério da Educação. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br>. Acesso em: 19 jul. 2018.

Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza. Sobre o Centro Paula Souza. Disponível em: <http://www.cps.sp.gov.br/sobre-o-centro-paula-souza/>. Acesso em: 19 jul. 2018.

_____. Banco de Dados Cetec. Disponível em: <http://www.cpscetec.com.br>. Acesso em: 12 jul. 2018.

MORAES, Carmen Sylvia V. Ensino Médio e Qualificação Profissional: uma perspectiva histórica. In: BRUNO, Lúcia (Org.). Educação e Trabalho no Capitalismo Contemporâneo: leituras selecionadas. São Paulo: Atlas, 1996.

PETEROSSI, Helena G. Subsídios ao Estudo da Educação Profissional e Tecnológica. 2. ed. São Paulo: Ceeteps, 2016.

SÃO PAULO. Conselho Estadual da Educação. Deliberação CEE no6/99, de 29 de setembro de 1999.

_____. Plano Estadual de Educação de São Paulo. Lei no 16.279, de 08 de julho de 2016.

SCHWARTZMAN, Simon. Educação Média Profissional do Brasil: situações e caminhos. São Paulo: Fundação Santillana, 2016.

Publicado

01-12-2020

Edição

Seção

Artigos