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Critérios das Condições de Participação do Aluno

 

  • Ser aluno regularmente  matriculado em um curso da FATEC-Indaiatuba  e possuir, no máximo, duas (02) Dependências Escolar (DP) por nota;
  • No início do projeto de Iniciação Científica, o aluno deverá estar cursando a partir do segundo semestre e não poderá estar cursando o último semestre do curso.
  • O aluno deverá ter disponibilidade horária para o desenvolvimento do projeto.
  • Encaminhar o currículo vitae ao professor responsável pelo projeto.
  • Possuir disponibilidade horária para execução das atividades estabelecidas no cronograma do projeto de pesquisa.
  • Evidenciar motivação e interesse para ingressar em carreira científica tecnológica.

Após aprovação no processo de seleção,o aluno deverá

I.    Elaborar, semestralmente, relatórios de atividades desenvolvidas e encaminhá-los ao professor orientador que servirão como subsídios para elaboração dos relatórios parciais e finais do projeto de pesquisa.

II.      Apresentar, caso aprovado, os resultados de pesquisa em congressos, seminários sobre Iniciação Científico-Tecnológico.

III.     Colaborar na organização da Semana de Iniciação Científico-Tecnológico (da própria FATEC-Indaiatuba), Feira Tecnológica do Centro Paula Souza, entre outros.

IV.     Executar o cronograma pré-determinado no projeto de pesquisa.

V.     Apresentar os relatórios parciais e finais conforme modelo aprovado pela Congregação e pelo Comitê de Pesquisa de Iniciação Científico-Tecnológico (CPICT), conforme publicado em Edital da FATEC-Indaiatuba.

VI.     Transformar os resultados de pesquisa em artigos científicos, a serem submetidos a revistas científicas e, eventualmente, à Revista Reverte da FATEC-Indaiatuba.

VII.     Encontrar-se, regularmente, com o professor orientador a fim de receber orientações sobre as distintas fases da pesquisa.

VIII.      Apresentar, obrigatoriamente, o relatório final, após 30 dias após o término da vigência da pesquisa.

No tocante às Bolsas de Estudo

  •   Os alunos participantes do Programa de Iniciação Científica-Tecnológica da Faculdade de Tecnologia de Indaiatuba (FATEC-Indaiatuba), inicialmente, farão parte do projeto de acordo com o Programa de Iniciação Voluntária (PIVIC), que corresponde à participação no projeto sem bolsa remunerada.

O aluno poderá, participar, se aprovado, das seguintes parcerias de Bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica, de acordo com as respectivas oportunidades:

  •    Bolsas PIBITI – CNPq– Edital Interno PIBITI 2014/2016 – Centro Paula Souza.
  •   Bolsas Parceria FATEC(ID) - Empresa

 

No IV Edital do Processo de Seleção, a partir da realização da Chamada para apresentação de projetos de Iniciação Científica e Tecnológica em junho/2016, foram selecionados 13 projetos enviados pelos professores-orientadores, apresentados a seguir:

1)  “Ciência e tecnologia aplicadas a contextos sociais”

Professor-Orientador: Prof. Dr. Aldo Pontes

Resumo do Projeto: Nesta segunda metade da segunda década do século XXI, as muitas transformações nas bases da economia mundial reafirmaram a extrema relevância da capacitação nacional em ciência, tecnologia e educação para o aumento da produção, melhoraria da qualidade de vida da população e o enfrentamento de problemas sociais, urbanos e ambientais. Porém, evidencia-se um consenso: não se potencializa políticas de ciência e tecnologia se não associadas a políticas coerentes de ajuste econômico e de desenvolvimento industrial e educacional. Assim, atentos a tal demanda e à indicação de que uma instituição é avaliada pelos produtos que gera e pelas funções que desempenha na sociedade ed que o que se espera das instituições de ensino superior, como a Fatec Indaiatuba, é que formem profissionais e pesquisadores bem preparados e com sólidos valores éticos e de cidadania e que gerem conhecimento – ciência, tecnologia, humanidades e artes – voltadas à solução de problemas relevantes para a humanidade e para a sociedade, é que consideramos oportuna a proposta deste projeto. Nesse sentido, o objetivo geral da presente pesquisa é verificar as possibilidades e as potencialidades do binômio Ciência e Tecnologia em suas aplicações a contextos sociais.

2)  “Aplicações teóricas e metodológicas no ensino tecnológico de logística na Faculdade de Tecnologia de Indaiatuba: projeto LOGISLAB”

 Professor-Orientador: Prof. Ms.Reinaldo Toso Júnior

 Resumo: Este projeto apresenta uma proposta de estudos dirigidos a uma aplicação com maquetes como objeto em laboratório controlado. Ele se dá por meio do levantamento das competências essências de uma cadeia de suprimentos que é apresentada como um modelo, na forma de maquete.  Por meio deste elemento, a maquete e os conceitos da cadeia de suprimentos, se propõem que os alunos estudem tanto o objeto de aplicação como o referencial teórico e depois se desenvolva um processo de gestão para a coordenação dos variados fluxos logísticos e operações que a maquete representa os atores, de modo que a metodologia principal é a pesquisa ação. Com objetivo de melhorar o processo de ensino e desenvolver as capacidades necessárias para o mapeamento das competências essências na cadeia logística. Espera-se que este estudo leve ao desenvolvimento de uma didática mais adequada às mudanças atuais no cenário tecnológico no qual as empresas operam. Espera-se que ao final que todos os atores na cadeia e os seus processos possam ser mapeados e um sistema de gestão seja proposto.

3)     “Gestão de projetos internacionais: conhecendo a experiência das multinacionais de Indaiatuba”

Professor-Orientador: Prof. Ricardo Nóbrega e Profa. Dra. Elisiane Sartori

Resumo do Projeto: O desenvolvimento do Boeing 787 mostrou que mesmo empresas internacionalizadas ainda enfrentam desafios na execução de seus projetos internacionais. Essa situação se mostra preocupante para as empresas nacionais que precisam, de forma rápida, implementarem seus projetos de inserção internacional. O presente trabalho tem o objetivo conhecer a experiências das empresas multinacionais com relação à gestão de seus vários projetos internacionais. Observando o fracasso de alguns projetos internacionais de empresa internacionalizadas tem-se como problemática a diferença entre a gestão local e internacional de projetos, buscando identificar que aspectos se destacam em sua gestão. Como hipótese, tem-se a expectativa que a experiência dessas multinacionais possa ajudar na criação de um banco de dados para ajudar as empresas nacionais a acelerarem seus projetos de inserção internacional. A pesquisa será realizada por meio de uma pesquisa exploratória de natureza qualitativa, realizada a partir de material bibliográfico e entrevistas com as multinacionais da região de Campinas. Uma vez que não há tempo hábil para um amadurecimento, seria importante conhecer a experiência de algumas multinacionais no desenvolvimento desses projetos internacionais.

4)  “Ferramentas de TI para apoio didático pedagógico”

Professor-Orientador: Profa. Dr. Sergio Furgeri

Resumo do Projeto: O presente projeto de pesquisa pretende realizar um mapeamento das principais tecnologias e sistemas que possam ser usados para auxiliar atividades do ambiente acadêmico/pedagógico considerando-se a realidade do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) da FATEC Indaiatuba. Espera-se elencar as tecnologias atuais e emergentes que possam ser implementadas na unidade de maneira a modernizar as ferramentas de TI utilizadas no ambiente acadêmico. O objetivo maior é levantar o estado da arte da tecnologia voltada ao ambiente acadêmico e suas possíveis aplicações. A fundamentação teórica será elaborada a partir de autores, pesquisadores e empresas que são referência na área. O método a ser realizado será o estudo sistemático em bases de dados científicas ACM Digital Library, Portal Capes, Biblioteca Digital IEEE Xplore, ScienceDirect, Scielo, Web of Science entre outras. Para a seleção dos artigos serão aplicados alguns critérios que permitam relacionar os de maior relevância. Espera-se que esse estudo sirva de base para se estabelecer uma estratégia de implementação da tecnologia no ambiente da FATEC Indaiatuba nos próximos anos. Baseado no resultado do levantamento será escolhido um recurso tecnológico para ser implantado no curso durante um semestre. Durante esse período será analisado o impacto desse recurso.

5)     “Sistema para gerenciamento de vaga do estacionamento utilizando o uso de câmeras para reconhecimento de padrão aplicado à Fatec-Indaiatuba”

Professor-Orientador: Prof. Dr. Wellington Roque

Resumo do Projeto: O problema estudado nesse projeto de pesquisa tem como objetivo apresentar uma solução viável para os transtornos causados pela procura de vagas em estacionamentos. A questão é: como identificar uma vaga de estacionamento e além disso como informar o usuário dessa vaga existente? Indo mais além, o projeto foca no problema do controle de veículos dentro de um estacionamento da Fatec Indaiatuba, que atualemte não implementa nenhum tipo de controle e gerenciamento dessas vagas.O objetivo geral deste trabalho é apresentar um protótipo de um estacionamento automatizado utilizando câmeras para reconhecimento de vagas e o desenvolvimento de um aplicativo mobile que permite ao usuário saber de antemão onde estacionar antes de ao entrar no estacionamento referido.

6)     “Mineração de dados: estudo das potencialidades e possibilidades de aplicação”

Professor-Orientador: Profa. Ms. Maria das Graças Junqueira M. Tomazela

Resumo do Projeto: A informatização generalizada das mais diversas áreas, o aumento de capacidade e redução de custos dos dispositivos de armazenamento e a evolução dos dispositivos de coleta de dados, como leitores de código de barras e sensores, propiciaram o armazenamento de grandes quantidades de dados. A criação desses grandes repositórios de dados supera a habilidade humana de compreensão e geração de informação e conhecimento. Como consequência, importantes decisões têm sido tomadas limitadas apenas à intuição dos tomadores de decisão, uma vez que não é comum o uso de ferramentas para extrair os conhecimentos subjacentes a este enorme conjunto de dados. Diante dos questionamentos e objetivos expostos, a hipótese levantada é que o estudo, exploração e análise de ferramentas e algoritmos de mineração de dados, bem como o desenvolvimento de software para implementação dos resultados de processos de KDD, propiciará a real utilização da mineração de dados como mecanismos de apoio à tomada de decisão. O objetivo é verificar as possibilidades e as potencialidades da aplicação do processo de descoberta de conhecimento (KDD), a partir da comparação de ferramentas e algoritmos de mineração de dados.

7)  “O profissional brasileiro expatriado: estudo de caso em uma empresa multinacional da Região Metropolitana de Campinas (RMC)”

Professor-Orientador: Profa. Ms. Luciana de Carvalho

Resumo do Projeto: De acordo com Caligiuri (2000) apud Schiavini et al. (2011, p. 24), para manter a competitividade em mercados estrangeiros, muitas organizações utilizam como estratégia o envio de funcionários da empresa matriz para filiais estrangeiras, compreendendo o processo de expatriação. Historicamente a expatriação consiste em um processo complexo de mudança de país e cultura, que envolve do executivo e de sua família a disponibilidade de entrar em contato com outros valores, hábitos e costumes. Frente a isso, o profissional expatriado deve apresentar características adequadas para participar do processo de seleção e evidentemente exercer as funções profissionais da empresa matriz em outra subsidiária no exterior. Esse Projeto de Pesquisa Científica e Tecnológica tem como objetivo traçar o perfil do profissional brasileiro expatriado que atua em empresas da Região Metropolitana de Campinas (RMC), buscando verificar que características são requeridas a esses profissionais que estão buscando a expatriação e os principais fatores de insucesso nesse processo. 

8)  “O papel da Educação Tecnológica no ambiente empresarial: o ensino-aprendizagem diante das novas mídias de conhecimento”

Professor-Orientador: Profa. Ms. Silma Pompeu

Resumo do Projeto: Numa rápida contextualização do assunto, o papel da escola na sociedade sempre foi motivo de debate, principalmente nos corredores da Universidade. Entretanto, essas discussões aparentemente favoreceram a formação básica e o ensino médio, enquanto somente nas últimas décadas o ensino superior tem sido cerne de discussões a respeito da formação profissional. Ainda, pouco tem se discutido sobre o papel do docente e do discente no ensino superior, principalmente no que tange ao novo contexto digital no qual qualquer tipo de conteúdo pode ser encontrado nas mídias de redes sociais. O professor deixou de ser a fonte de informação e tem que trabalhar paralelamente com a internet, forte concorrente para quem retinha o conhecimento e o poder, geralmente avaliando os alunos pelos recursos de memória dos mesmos. A realização deste estudo baseia-se primeiramente em pesquisa bibliográfica de forma a se entrar em contato com o que já existe publicado sobre o assunto e definir os conceitos mínimos necessários para fundamentar a linha de raciocínio do projeto. Pela natureza do objetivo utilizaremos pesquisa exploratória. O objetivo desse tipo de pesquisa é familiarizar-se com um assunto pouco conhecido de maneira que se adquira conhecimento suficiente para se construir hipóteses. A pesquisa exploratória depende da intuição do pesquisador. Por ser um tipo de pesquisa muito específica, quase sempre ela assume a forma de um estudo de caso (GIL, 2008). A realização deste estudo baseia-se primeiramente em pesquisa bibliográfica de forma a se entrar em contato com o que já existe publicado sobre o assunto e definir os conceitos mínimos necessários para fundamentar a linha de raciocínio do projeto.

9)  “Gestão pública de resíduos sólidos urbano, pós-consumo e recicláveis do município de Indaiatuba-SP”

Professor-Orientador: Profa. Dra. Simone T.T. Bicalho

Resumo do Projeto: O presente projeto tem como objetivo levantar e analisar sobre a gestão pública de resíduos sólidos urbanos recicláveis do município de Indaiatuba, SP. A fim de avaliar se o município atende ao determinado em Conferências internacionais, como a RIO 92, e materializado no Brasil com a elaboração da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), a fim de obter um Desenvolvimento Sustentável. Pois os recursos naturais são limitados e é preciso respeitar o limite de carga do planeta. Para isso há o planejamento da Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, que deve ser elaborado por cada município. Dentre os resíduos sólidos, este trabalho abordará os recicláveis pós-consumo e aqueles que sejam geridos pela gestão pública municipal. Pois os resíduos pós-consumo ainda não são totalmente reciclados pelos municípios e há poucos estudos acadêmicos acerca do tema em Indaiatuba. Para o presente estudo será adotado o procedimento metodológica de pesquisa de levantamento, com estudo de caso da gestão pública municipal de resíduos sólidos (RS). Será realizada uma pesquisa bibliográfica e documental, com o levantamento dos indicadores e planos municipal de gestão de RS de Indaiatuba, legislação; seguida do levantamento de trabalhos acadêmicos da Faculdade de Tecnologia de Indaiatuba (FATEC-ID) acerca sobre o tema. Será realizada uma entrevista com o gestor público municipal responsável pela gestão de RS. Os dados serão analisados de forma qualitativa. Espera-se que com este trabalho possa-se ter um panorama da situação da gestão pública de RS recicláveis do município de Indaiatuba, SP.

10)   “Educação matemática: formação de conceitos matemáticos básicos para continuidade de estudos em nível superior tecnológico”

Professor-Orientador: Profa. Dra. Valéria Scomparin

Resumo do Projeto: A Matemática sempre esteve presente na vida do homem. Desde os tempos mais remotos em que o homem vivia da caça e da pesca,  já utilizava a Matemática mesmo que de maneira intuitiva. Ela vem sendo incluída  ao longo do caminho da humanidade, interagindo com as transformações que ocorreram e as quais continuam a ocorrer na sociedade e no próprio homem. A Matemática foi criada e vem sendo desenvolvida pelo homem em função das suas necessidades de sobrevivência no meio social.         Nesse sentido, a questão que se coloca é : Como melhorar a relação do aluno dos cursos superiores tecnológicos em relação à Matemática, focando na melhoria do desempenho nas disciplinas de Matemática por meio da formação de conceitos matemáticos? O objetivo geral desta pesquisa será desenvolver grupos de estudos com acompanhamento de monitores para a reorganização de conceitos matemáticos que não foram totalmente construídos pelos alunos, avaliando previamente como eles entendiam estes constructos. Após o acompanhamento semestral dos alunos, será feita uma nova avaliação dos constructos, bem como a análise do desempenho deles nas disciplinas das áreas de Matemáticados cursos superiores tecnológicos da FATEC Indaiatuba.

11)   “Estudo de ferramentas para design e modelagem de Sistemas de Serviço”

Professor-Orientador: Prof. Dr, Valter Castelhano de Oliveira

Resumo do Projeto: O processo de automação desencadeado tanto no setor primário (agrícola) como no setor secundário (industrial), e fortemente explorado nos dias atuais, resultou na alavancagem do setor terciário (serviço), embora no século XX os processos automatizados tenham marcado mais presença no setor secundário. Entretanto, os processos associados aos serviços (setor terciário) também dependem da automação para o consequente aumento de escala e qualidade dos serviços, mas carecem de um avanço na modelagem e design dos sistemas que compõem os serviços. O objetivo deste projeto de pesquisa é estudar sobre modelagem e ferramentas de suporte ao design de sistema de serviço, buscando elaboração de material de apoio ao estudo e utilização do ambiente de modelagem Enterprise Architect e do framework SOMF.

 

12) “Desenvolvimento de um sistema que aplique os conceitos relacionados a cidades inteligentes e internet das coisas”

Professor-Orientador: Prof. Dr. Wellington Roque e Prof. Ms. Lincon M.Peretto
 
Resumo do Projeto: O desenvolvimento da cidade é um processo longo e complicado, onde os governos enfrentam diversos desafios à frente desse crescimento, muitas vezes desordenado. Torna-se essencial para a construção de uma cidade competitiva o desenvolvimento de infraestrutura, tecnologia e serviços, que atendam toda a população. Segundo dados das Organizações das Nações Unidades (ONU) entre 2007 e 2050, o número de habitantes terá crescimento de 3,1 bilhões de pessoas que se dispersarão por inúmeras cidades e megacidades. Com isso, percebemos que as possibilidades e potencialidades a implementação e a utilização de um sistema que utiliza conceitos de cidades inteligentes e internet das coisas podem contribuir para o desenvolvimento e sustentabilidade da cidade de Indaiatuba-SP. Nesse sentido, o objetivo geral da presente pesquisa é desenvolver um sistema que aplique os conceitos de cidades inteligentes e internet das coisas, utilizando sensores e protocolos de comunicação aplicados à cidade Indaiatuba-SP. 
 

13)   “Educação tecnológica e formação profissional: um estudo comparativo das competências transversais dos alunos de gestão empresarial e de comércio exterior da Fatec-Indaiatuba e as expectativas dos empregadores da Região Metropolitana de Campinas”

Professor-Orientador: Profa. Dra. Elisiane Sartori Menezes Garcia

Resumo do Projeto: A educação tecnológica e a formação profissional ganharam força nestes últimos anos como vetores essenciais das sociedades ocidentais contemporâneas. Contudo, muitas vezes, esta transição do formando para o mercado de trabalho não é muito fácil. As inovações tecnológicas transformaram profundamente o campo das ocupações profissionais. Por conseguinte, se delineia um “novo” perfil de trabalhador, que se apresenta no mercado de trabalho atual de maneira bem mais flexível, ao mesmo tempo, que lhe é solicitado a desenvolver competências (transversais e técnicas) e habilidades de forma muito mais efetiva. Diante esse fato, o objetivo da presente pesquisa é realizar um estudo comparativo entre o mapeamento das competências e habilidades adquiridas pelos alunos de gestão empresarial e de comércio exterior e as expectativas dos empregadores da Região Metropolitana de Campinas, e a partir disso, apontar as implicações desse quadro nos eixos formativos dos respectivos cursos. Quanto aos procedimentos metodológicos farão parte da presente pesquisa, um levantamento bibliográfico sobre as competências (transversais e técnicas) e habilidades, mercado de trabalho e formação profissional (primeira etapa). Num segundo momento, para a realização da pesquisa empírica, faremos uso de um estudo exploratório, a partir da pesquisa aplicada, na qual será realizado um estudo comparativo entre o mapeamento das competências e habilidades dos alunos e as expectativas dos empregadores da RMC.