1. Skip to Menu
  2. Skip to Content
  3. Skip to Footer

I Seminário sobre Cultura Digital e Educação a Distância

O professor Benedito Carlos Florêncio da Silva, no dia 09/08/2016, esteve representando a Fatec de Indaiatuba no Seminário sobre Cultura Digital e Educação a Distância, promovido pela Unidade de Ensino Médio e Técnico e pela Unidade de Ensino Superior e de Graduação.
O seminário ocorreu na cidade de São Paulo, no auditório do Centro de Capacitação do Centro Paula Souza.
O tema do seminário foi “O ensino e a aprendizagem na cultura digital”.
Segundo o professor Benedito: “O evento trouxe momentos de reflexões acadêmicas e interlocuções qualificadas sobre o tema, favorecendo o entendimento e ampliando aspectos relevantes sobre a Educação Digital.”
 
Parabéns professor Benê por mais essa iniciativa!
 
 
Sobre o Seminário:
 
Centro Paula Souza promove Seminário sobre Cultura Digital e Educação a Distância
 
Sob o tema O ensino e a aprendizagem na cultura digital, o Centro Paula Souza (CPS) realizou no último dia 9 de agosto, o Seminário sobre Cultura Digital e Educação a Distância. O evento reuniu mais de 250 professores no Auditório Verde do Centro de Capacitação da instituição, em São Paulo, sendo que as apresentações foram transmitidas ao vivo pelo Youtube.
Na abertura do encontro, o vice-diretor superintendente do Centro Paula Souza, César Silva, destacou a relação da educação a distância com as tendências tecnológicas na formação do aluno, tendo realizado as seguintes considerações: “Nosso jovem nasce no mundo digital e vive digitalmente. A questão é como podemos acompanhá-lo no nosso ambiente. A instituição avança cada vez mais no uso de novas tecnologias e metodologias. Dessa forma, o evento representou uma oportunidade de compartilhar experiências e multiplicar iniciativas”, afirmou.
O evento contou com mesas de debates envolvendo cases sobre educação a distância (EaD) nas Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais, além de apresentações de pesquisadores e especialistas da Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Pontifícia Universidade Católica (PUC), Fundação Getúlio Vargas (FGV) e da consultoria Hoper Educação.
Voltado a diretores de Etecs e Fatecs que oferecem educação a distância, orientadores de polos das Fatecs e demais profissionais das equipes de EaD do Centro Paula Souza, o seminário teve o apoio da Associação Brasileira de Educação a Distância (Abed) e do Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp).  
Nesse importante evento a Faculdade de Tecnologia de Indaiatuba – FATED ID esteve representada pelo Professor Benedito Carlos Florêncio Silva.
O evento teve a duração de 08h00horas e foi distribuído em diversas mesas de debates, conforme destacadas a seguir:
1ª mesa de debates:
O currículo na cultura digital 
Maria Elisabeth de Almeida (PUC-SP)
A educação sem distância 
Romero Tori (Poli-USP e Senac-SP)
Case de Etec – Jogos educacionais para cursos em EaD 
no Centro Paula Souza: da concepção à aplicação
Welington Luis Sachetti (CPS)
Mediação: Almério Melquíades de Araújo, coordenador de Ensino Médio e Técnico do CPS  
 
2ª mesa de debates
Inclusão na sala de aula da cultura digital
José Armando Valente (Unicamp)
Modelos educacionais na era digital: estratégias 
e ações para compor o cenário
Stavros Xanthopoylos (FGV)
A mudança no perfil do aluno a distância no Brasil
João Vianney do Valle dos Santos (Hoper Educação)
Case de Fatec – Jogos Digitais e Educação
Alan Henrique Pardo de Carvalho (Fatec São Caetano do Sul)
Mediação: Mariluci Alves Martino, coordenadora de Ensino Superior de Graduação do CPS 
 

Previsão do tempo